Seminário de Gênero Diversidade e Equidade Etnicorracial

sexta-feira 21 de fevereiro de 2014

As especificidades étnico-culturais vêm ganhando relevo como tema de estudos e debates na academia e isso resulta em grande medida das ações das comunidades tradicionais.

As especificidades étnico-culturais vêm ganhando relevo como tema de estudos e debates na academia e isso resulta em grande medida das ações das comunidades tradicionais de matriz africana, das populações negras, dos povos de cultura cigana, dos povos indígenas e das populações tradicionais em geral. Além das realidades sociais específicas desses grupos etnicorraciais temos que ressaltar, ainda, marcadores sociais diversos como: gênero, classe e geração. Em termos das relações de gênero, nota-se que os temas envolventes necessitam ser debatidos de maneira ampliada com vistas à superação de desigualdades sociais.

Nesse sentido, o Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) da Faculdade de Ciências Sociais, juntamente com pesquisadores e pesquisadoras da linha de pesquisa Gênero, Geração e Relações Etnicorraciais do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), em parceria com o Grupo de Estudos Nosmulheres e com o Grupo de Estudos sobre Mulher e Gênero Eneida de Moraes (GEPEM) da Universidade Federal do Pará, apresentam o evento Gênero, diversidade e igualdade com a finalidade de fomentar debates e futuras ações que promovam efetivamente a superação de desigualdades etnicorraciais.

Seminário de Gênero Diversidade e Equidade Etnicorracial 11 e 12 de março de 2014 Local: Campus Guamá – UFPA Auditório Setorial Básico Belém – Pará

INSCRIÇÃO PARA O SEMINÁRIO

As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento do formulário online, disponível no Facebook do LAANF e no endereço: https://docs.google.com/forms/d/1BN...

A inscrição poderá ser feita por e-mail, eventoslaanf@hotmail.com, com o envio dos seguintes dados: NOME, INSTITUIÇÃO, CURSO e CONTATO, até o dia 10/03/14, sob o título OUVINTE;

A inscrição também poderá ser feita na sala da coordenação no LAANF, localizado atrás IFCH;

* As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados para os que comparecerem.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

11 de março de 2014 14h00min: Mesa de abertura – Coordenação do LAANF: Profas Dras. Eneida Corrêa de Assis, Edna Ferreira de Alencar, e coordenação do PPGSA: Prof.ª Dra. Denise Machado Cardoso.

14h30min: Mesa 01: O meu patrimônio é a minha cultura. Mulheres Afro-amazônicas: práticas sociais, ações coletivas e expressões culturais.

Palestra a: Mulheres negras quilombolas e solidariedade racial - Maria Luiza Nunes (CEDENPA).

Palestra b: Mulheres negras e teatro - Zélia Amador (CEDENPA e GEAAM - UFPA).

Palestra c: Mulheres negras e sexualidade - Mônica Conrado (NOSMULHERES-UFPA e REDE FULANAS).

Palestra d: Mulheres afrorreligiosas e saúde de mulheres negras. Mãe Nalva (RENAFRO e ACIYOMI).

Palestra e: Articulações políticas das mulheres afro-amazônicas – Durica. Maria das Dores do Rosário Almeida. (IMENA-AP).

Palestra f: Gênero e Raça e ativismo social - Fátima Mattos (FNAP e CEDENPA).

15h30min: Lançamento do Livro: “Juventude em trânsito: A iniciação sexual em debate”. Organizadora: Mônica Conrado. Editora: Paka-Tatu.

12 de março de 2014

14h00min: Mesa 02: A mulher e as sua interfaces. Palestra a: O GEPEM – Profa. Dra. Luzia Álvares. (GEPEM-UFPA).

Palestra b: Mulheres ciganas, entre a tradição e o feminismo – Rebecca Souza.

Palestra c: Mulher indígena na modernidade- Eneida Corrêa de Assis. (GEPI - UFPA e LAANF)

Palestra d: A mulher e a pesca - Edna Ferreira de Alencar (MAMIRAUÁ e LAANF)

EXPOSIÇÃO

Durante o “Seminário de Gênero e Diversidade e Equidade Etnicorracial” será exibida a exposição:

“Belém Negra”

Promovida pelo Grupo de Pesquisas em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM).

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin