7ª edição do Prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade étnico-racial e de gênero em ambiente escolar.


No dia 13 de novembro, aconteceu no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) o lançamento da 7ª edição do Prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade étnico-racial e de gênero em ambiente escolar.
O consultor de educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) professor Bylly Malachias explicou como funciona o processo de inscrição para concorrer ao Prêmio, enfatizando a importância dos projetos que atendem estudantes quilombolas.

As professoras da Universidade Federal do Pará Zélia Amador de Deus e Lilian Sales, representando o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM) e o Grupo de Pesquisa Nós Mulheres, respectivamente, apresentaram palestras sobre a importância da educação para igualdade racial na educação básica.

O espaço de relatos de experiência contou as professoras Ilka de Oliveira, Clemilda Andrade e Odalícia Oliveira e o professor Rodrigo Santos, que demonstraram quantos projetos exitosos já estão em curso nas escolas públicas do Pará.

O encerramento foi uma apoteose cultural com a apresentação do samba sobre a Lei 10.639, que institui o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, interpretado pela Escola de Samba Unidos da Cidade Nova.

O Prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero é uma iniciativa do Ceert, em correalização com a Fundação Vale e que tem por objetivo identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar, vinculadas a temática étnico-racial e de gênero na perspectiva da garantia de uma educação de qualidade para todas e todos. E, mais especificamente, de combate ao racismo, sexismo e de valorização da diversidade étnico-racial e de gênero.

Para saber mais, clique aqui.

Pin It on Pinterest