Programa de Formação para Fortalecimento de iniciativas de Mulheres na Amazônia: construindo, integrando e disseminando saberes em Agroecologia.

quinta-feira 11 de novembro de 2010

A Rede de Mulheres Empreededoras da Amazonia - Surgiu em 2002, para articular e fortalecer iniciativas econômicas de mulheres da região amazônica, com base nos princípios da economia solidária e agroecologia. A rede busca ampliar a visibilidade desses empreendimentos, estimular o intercâmbio de experiências, fortalecer as organizações nas áreas da produção, beneficiamento, gestão e comercialização, e apoiar esforços por políticas públicas de enfrentamento às desigualdades de gênero.

A RMERA atua em 9 estados da Amazônia Legal, abrangendo segmentos de mulheres como trabalhadoras rurais, quilombolas, quebradeiras de coco, artesãs e pescadoras. Ela integra grupos informais, associações, cooperativas e sindicatos, num total de 150 iniciativas econômicas.

Acontece em Benevides o Primeiro Módulo do Programa de formação da RMERA. Durante os dias 15 e 19 de novembro, no Centro de Formação Mariapolis, Situado na Av. Augusto Meira Filho, 1000 - Benevides - PA Fone (Fax): (91) 3724-1358.

Neste primeiro modulo faremos uma introdução ao cooperativismo, feminismo, práticas e vivências das mulheres; Economia e políticas públicas.

Com os temas: Histórico e conceito de gênero e feminismo; processos pessoais e coletivos, principais desafios para sua participação; Gestão cooperativista e associativista; Economia Solidária; Políticas públicas. Principais programas e projetos e a participação das mulheres; Atividade de intercâmbio: Visita a organizações parcerias e/ou de interesse da rede.

Atividade intermodular – Diagnóstico das organizações e comunidades envolvidas;

Com participação de mulheres de 8 estados ( Amapá, Amazonas, Tocantins, Roraima, Acre, Maranhão, Mato Grosso e Pará) Com objetivo de Contribuir para o fortalecimento da participação de grupos de mulheres que integram a Rede de Mulheres Empreendedoras Rurais da Amazônia na perspectiva da consolidação da Rede como um sujeito coletivo, da visibilidade e do protagonismo social e econômico das mulheres amazônidas, assim como o processo de construção, integração e disseminação de saberes em Agroecologia.

O programa tem como parceiros: Projeto Mulheres do Campo, FETAGRI, FASE, MMNEPA, APACC, ANA AMAZONIA.

Contato: Entidades Membros da coordenação da RMERA.

Euci Ana da Costa Gonçalves, Vice presidenta e sec. de mulheres trab. rurais da FETAGRI-PÁ 91-84124973/32412419

Graça Costa Coordenadora Regional da FASE 91-81501460/40053759

Rita Teixeira Coordenadora do MMNEPA 91-91964395/34621818

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin