A Rede de Mulheres Empreededoras da Amazonia – Surgiu em 2002, para articular e fortalecer iniciativas econômicas de mulheres da região amazônica, com base nos princípios da economia solidária e agroecologia.
A rede busca ampliar a visibilidade desses empreendimentos, estimular o intercâmbio de experiências, fortalecer as organizações nas áreas da produção, beneficiamento, gestão e comercialização, e apoiar esforços por políticas públicas de enfrentamento às desigualdades de gênero.

A RMERA atua em 9 estados da Amazônia Legal, abrangendo segmentos de mulheres como trabalhadoras rurais, quilombolas, quebradeiras de coco, artesãs e pescadoras. Ela integra grupos informais, associações, cooperativas e sindicatos, num total de 150 iniciativas econômicas.

Acontece em Benevides o Primeiro Módulo do Programa de formação da RMERA.
Durante os dias 15 e 19 de novembro, no Centro de Formação Mariapolis,
Situado na Av. Augusto Meira Filho, 1000 – Benevides – PA Fone (Fax): (91) 3724-1358.

Neste primeiro modulo faremos uma introdução ao cooperativismo, feminismo, práticas e vivências das mulheres; Economia e políticas públicas.

Com os temas: Histórico e conceito de gênero e feminismo; processos pessoais e coletivos, principais desafios para sua participação; Gestão cooperativista e associativista; Economia Solidária; Políticas públicas. Principais programas e projetos e a participação das mulheres; Atividade de intercâmbio: Visita a organizações parcerias e/ou de interesse da rede.

Atividade intermodular – Diagnóstico das organizações e comunidades envolvidas;

Com participação de mulheres de 8 estados ( Amapá, Amazonas, Tocantins, Roraima, Acre, Maranhão, Mato Grosso e Pará)
Com objetivo de Contribuir para o fortalecimento da participação de grupos de mulheres que integram a Rede de Mulheres Empreendedoras Rurais da Amazônia na perspectiva da consolidação da Rede como um sujeito coletivo, da visibilidade e do protagonismo social e econômico das mulheres amazônidas, assim como o processo de construção, integração e disseminação de saberes em Agroecologia.

O programa tem como parceiros: Projeto Mulheres do Campo, FETAGRI, FASE, MMNEPA, APACC, ANA AMAZONIA.

Contato:
Entidades Membros da coordenação da RMERA.

Euci Ana da Costa Gonçalves,
Vice presidenta e sec. de mulheres trab.
rurais da FETAGRI-PÁ
91-84124973/32412419

Graça Costa
Coordenadora Regional da FASE
91-81501460/40053759

Rita Teixeira
Coordenadora do MMNEPA
91-91964395/34621818

Pin It on Pinterest