Noticias Locais

quarta-feira 2 de dezembro de 2009

Registros:

* O Cedenpa tem tido articulações com várias organizações locais do movimento negro e fora dele. Exemplo disso são as ligações com SPDDH ou SDDH (Sociedade Paraense de Direitos Humanos), com a Unipop (Universidade Popular) e outras.

* Uma ligação especial com a Malungu (Associação dos Quilombos do Pará) a qual vem crescendo e se fortalecendo, da melhor forma possível.

* Outra ligação especial que o Cedenpa tem e apoia é o fortalecimento do IMUNE-Instituto das Mulheres Negras. O processo de construção do IMUNE tem esbarrado em muitas dificuldades, mas , tudo indica que por todo este 2010 ele se fortalecerá, inclusive com o apoio do IMENA-Instituto de Mulheres Negras do Amapá.

* Há ligações também estreitas com o Grupo ded Estudos Afro-Amazônico (GEAAM, da Universidade Federal do Pará) e com a AFAIA - Associação de Filhos e Amigos do Ilê Axé (Candomblé). Aliás, sobre a questão das religiões de matrizes africanas, o Cedenpa se liga , também , à Federação Umbandista, inclusive porque, no Pará, a maior parte das casas de cultos afro-negros estão ligadas à Mina.

* O Cedenpa faz parte da Rede Bragantina de Economia Solidária, com atuação, mais ativa, através do Núcleo de Santa Luzia do Pará. Naquele município as referências são a ECRAMA (Escola de Alternância) , a Coomar (Cooperativa dos agricultores) e Mania de Nazaré e Vicente (ligados à Paróquia local).

* Há muitos outros espaços (Organizações/Fóruns/Conselhos) em que o Cedenpa está envolvido e a idéia é continuar ampliando as articulações, desde que guardadas a autonomia e objetivos do Cedenpa.

Alguns outros registros/notícias * Finalmente foram realizadas algumas melhoras no bairro da Cremação, no entorno da sede do Cedenpa. Agora falta a nossa parte. Consertar a sede e garantir o atendimento diário aos que nos procuram.

* Estão acontecendo oficinas de manutenção de computador, conserto de celular, percussão e dança na sede do Cedenpa - 3as., 5as. (manhã) e sábados (tarde). Compareçam !

* A arovação das cotas raciais na Conae (Conferência Nacional de Educação) teve ´participação decisiva do Cedenpa. A Zélia defendeu a proposta e , pelos informes, se saiu muito bem.

* Segundo informações do INCRA existe possibilidades de titulação , ainda este ano (2010), das terras de, pelo menos do Quilombo Narcisa (Capitão Poço) e Cacau (Colares). Mas as reivindicações são para que aumente esse número de titulação.

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin