Mobilização nacional pela saúde da população negra

segunda-feira 20 de setembro de 2010

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA É DIREITO, É LEI RACISMO FAZ MAL À SAUDE

27 de Outubro – Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Desde 2006, no dia 27 de Outubro, vem acontecendo em todo o país diversas atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.

O dia 27 de Outubro foi escolhido pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. O debate sobre o impacto do racismo na saúde vem sendo ampliado mas ainda precisamos continuar lutando para que muitos estados e municípios iniciem o processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Somente para lembrar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra(PNSIPN) foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2006, pactuada na Comissão Intergestores Tripartite em 2008 e publicada em Diário Oficial da União em 2009, mas apesar disso muitos estados e municípios não estão implementando a Política, o que demonstra o não cumprimento do que foi pactuado, assim como o não cumprimento da lei.

Alguns estados e municípios já iniciaram o processo mas a maioria das ações voltadas para a saúde da população negra ainda são tímidas e precisam ser fortalecidas, precisam ser realmente incorporadas pelo Sistema Único de Saúde conforme determina a Política. Mas para que isso aconteça de fato precisamos estar atentos e mobilizados pois diariamente a população negra tem seu direitos a saúde desrespeitados.

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA É DIREITO, É LEI – RACISMO FAZ MAL À SAUDE, essa é a chamada para a mobilização de 2010.

Junte-se a nós. Você pode participar de diversas maneiras, seja organizando encontros e seminários sobre o tema, ou também convidando os gestores e conselheiros de saúde para uma Roda de Conversa sobre a saúde da população negra em sua cidade. O importante é usar a criatividade para divulgar a PNSIPN e saber como ela está sendo implementada em seu estado e município.

Mais informações sobre a mobilização entre em contato com Marmo pelo email semireligafro2007@yahoo.com.br ou faça contato com o fone (21) 2518-6194(Criola)

http://redesaudedapopulacaonegra.or...

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin