Um dos objetivos da visita é aproximar a instituição dos produtores culturais e das ações realizadas no estado


A Rede Amazônia Negra convidou e a Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP) desembarca nesta quinta-feira, 10/10, em Belém-PA, para ampliar o diálogo com as lideranças de cultura negra da Região Norte do país e fortalecer a atuação desses representantes no Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (CNPC).

A visita da FCP à capital paraense acontece no âmbito das comemorações dos 25 anos da instituição e começa, às 16h, com uma reunião com representantes da Rede Amazônia Negra, do Colegiado de Cultura Afro Brasileira do CNPC e do Fórum de Juventude Negra do Pará.

Segundo Lindivaldo Júnior, diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira, o objetivo é aproximar cada vez mais a FCP – MinC das ações e perspectivas nortistas de políticas para a cultura negra. “Precisamos que o debate seja ampliado e, ao dar visibilidade para quem realmente faz e produz cultura, a possibilidade de diálogo com outras áreas e pessoas aumenta gradativamente”, afirma.

Editais Palmares 25 Anos – Já na manhã de 11 de outubro, sexta-feira, a conversa com o movimento Cultural da região (artistas e produtores negros) vai fazer um balanço dos 25 anos da Fundação Cultural Palmares. De acordo com Júnior, é uma oportunidade para discutir o que foi feito nacionalmente no âmbito das políticas voltadas para cultura afro-brasileira e apresentar os Editais Palmares 25 anos: 3º Ideias Criativas e 1º Imagens da Memória.

“O intuito dos editais é contribuir para a construção de uma política pública de cultura que contemple os produtores e artistas negros(as)em ações para o registro e dinamização das culturas negras brasileiras”, aponta. “Vamos apresentar os editais e tirar dúvidas para auxiliar os interessados no processo de inscrição”, garante.

Lindivaldo reforça ainda que é uma feliz oportunidade a visita à Belém acontecer logo após a realização do Encontro Nacional de Culturas Populares e Tradicionais, realizado em São Paulo, na última quinta-feira (03). Segundo ele, quatro integrantes do CNPC moram no Pará e podem contribuir imensamente para as discussões e proposições que serão realizadas. “Quanto mais propostas e sugestões nós tivermos, melhor será para o fortalecimento das ações de cultura que serão realizadas nos próximos anos”, conclui.

Editais Palmares 25 – Com foco no apoio às ações de promoção e difusão da presença histórica da população negra no Brasil, a Fundação Cultural Palmares lançou em 1º de outubro os Editais Palmares 25 anos: Ideias Criativas e Imagens da Memória. Juntos, os certames destinam R$ 2,3 milhões para o resgate da memória quilombola e a promoção da resistência cultural negra.

Serviço:

Palmares 25 anos em Belém-PA

10 de outubro
O que: Reunião com Representantes da Rede Amazônia Negra, Colegiado de Cultura Afro Brasileira do CNPC e Fórum de Juventude Negra
Hora: 16h
Onde: Representação Regional MinC – Avenida Governador José Malcher, nº 474 – Bairro de Nazaré

11 de outubro

O que: Plenária com movimento cultural, artistas e produtores negros.
Pauta: Balanço dos 25 anos da Fundação Cultural Palmares e Lançamento dos Editais – Idéias Criativas e Imagens da Memória
Hora: 8h30 às 12h30
Onde: Cine Líbero Luxardo, Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré (CENTUR)

Fonte: Fundação Palmares

Pin It on Pinterest