Julgamento do Assassino de Lideranças do Quilombo dos Alpes

quarta-feira 8 de dezembro de 2010

Acusado de assassinato de líderes quilombolas será julgado na quinta-feira

Nesta quinta-feira (9/12), a partir das 9h, Pedro Paulo Back será julgado pelo homicídio qualificado de Joelma e Volmir da Silva Elias e pela tentativa de homicídio de Rosângela e Valdir da Silva Elias. O Júri será presidido pela Juíza da 1º Vara, Elaine Maria Canto da Fonseca, e será realizado no 3º andar do Foro Central (Rua Marcio Veras Vidor, nº 10).

O crime ocorreu na tarde de 4/12/2008 na Estrada dos Alpes, localizada no Bairro Cascata de Porto Alegre, local reconhecido como comunidade quilombola. Pedro Paulo Back, conhecido por Alemão, invadiu o quintal das vítimas e matou a tiros duas lideranças da Comunidade Remanescente de Quilombo dos Alpes, Joelma da Silva Elias e seu irmão Volmir da Silva Elias, além de ter tentado matar Rosângela da Silva Elias, também irmã dos mortos e presidente da Associação dos Moradores, que saiu ferida, e Valdir Ellias também irmão das vitimas, que não foi atingido.

Não tendo conseguido matar Rosângela, o assassino teria voltado ao local do crime no dia seguinte para, em suas palavras, como relatam os moradores, “terminar o serviço”, só não o fazendo porque Rosângela não estava em casa. As vítimas, que eram irmãs e vizinhas do acusado, faziam parte da Associação do Quilombo dos Alpes.

À Justiça, ele confirmou ter atirado contra as vítimas, alegando, entretanto, estar se defendendo de agressões com pedras, pedaços de madeira e com arma de fogo. O réu respondeu aguardou julgamento preso na Penitenciaria Modulada Estadual de Osório. Proc. 20800825102 (Porto Alegre)

Por: Reginete Bispo Instituto Akanni

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin