Secretaria promove formação em “Educação, etnicidade e desenvolvimento: fortalecimento de negros e negras quilombolas na educação básica”


A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inicia segunda-feira (10) a primeira etapa do projeto “Educação, etnicidade e desenvolvimento: fortalecimento de negros e negras quilombolas na educação básica”, que vai até o dia 14 deste mês.

O projeto será feito de maneira conjunta nos municípios de Abaetetuba, Alenquer, Baião, Oriximiná, Concórdia do Pará, Santa Luzia do Pará, Inhangapi, Mocajuba, Moju, Monte Algre, Santarém, Óbidos e Prainha. A intenção da Seduc é fortalecer a educação dos estudantes quilombolas que cursam a educação básica em 13 municípios paraenses.

O objetivo principal é contribuir para a elevação da aprendizagem dos alunos quilombolas, com mais acesso a outros níveis e modalidades de ensino, evitando a evasão e a repetência. As ações também pretendem possibilitar aos estudantes os saberes das áreas do conhecimento contextualizando com valores civilizatórios africanos e afro-brasileiro; ampliar o foco dos currículos para diversidade cultural; e contribuir para a formação da cidadania dos estudantes quilombolas.

As etapas posteriores do projeto estão definidas para os meses de outubro, novembro e dezembro, quando haverá a culminância em Belém durante o Encontro Estadual de Alunos Quilombolas e o Torneio de Jogos Africanos.

Izabel Cunha – Seduc
Fone: (91) 3201-5181 / (91) 8132-8502
Email: izabelcunha3@gmail.com

Pin It on Pinterest