II Encontro de Cultura Negra Kalunga (Goiás)

quinta-feira 11 de novembro de 2010

No fim de semana 20 e 21 de novembro, quilombolas de Goiás se reúnem em Cavalcante no II Encontro de Cultura Negra Kalunga, para celebrar o dia da consciência negra. As comunidades dos vãos se deslocam do Sítio Kalunga para a cidade onde encantam com apresentações culturais e troca de experiências.

O Encontro em 2010 será repleto de cores vibrantes, ritmos de tambores e berimbau da capoeira, na feira de artesanato rica diversidade da produção local. Uma programação com apresentações locais, vizinhos próximos e convidados que prestigiam a percussão, o côco, a catira, a viola e tributo a músicos negros. As oficinas de fazeres e saberes acontecerão o dia todo na escola e na praça, rodas de prosa com assuntos pertinentes ao povo Kalunga: racismo, mulheres e cultura. O destaque principal fica por conta das apresentações dos Kalungas do Vão de Almas, Vão do Moleque, Engenho II,Prata, Ema e Diadema.

O histórico município de Cavalcante está rodeado por serras e nascentes de água cristalina, entre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. A região Kalunga abrange 230.000 hectares de cerrado, onde moram quilombolas em mais de 20 comunidades distribuídas pelos vãos que preservam a cultura de folias, rezas, ladainhas, império do Divino, curraleira e a dança da Sussa.

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin