O Grupo de Trabalho de Especialistas da ONU sobre Afrodescendentes visita pela primeira vez o Brasil esta semana. A equipe ficará até dia 13.


A meta é examinar uma série de questões relacionadas aos direitos humanos dos povos com ascendência africana. A especialista Mireille France, que faz parte da delegação, diz que o Brasil fez muitos progressos na promoção da igualdade.

Mas segundo ela, o país ainda enfrenta vários desafios ligados à consequência da escravidão, do tráfico de escravos e do colonialismo. A missão também vai checar se o governo está cumprindo suas obrigações em relação aos direitos dos afrodescendentes.

O grupo da ONU faz a visita a convite do próprio governo brasileiro. A equipe passará por Brasília, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nas cidades, os especialistas terão encontros com representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de ONGs e comunidades de afrodescendentes, incluindo grupos religiosos e comunidades.

A missão da ONU vai prestar atenção especial a questões relacionadas à pobreza, estigma, desigualdade, acesso à saúde, educação e justiça e participação no processo político.

Os especialistas também vão avaliar atos de racismo, xenofobia e discriminação de afrodescendentes no Brasil. (MJ/Rádio ONU)

Fonte: Canção Nova

Pin It on Pinterest