Exposição Africa Olhares Curiosos

quinta-feira 18 de agosto de 2011

APRESENTA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS ENTRE BRASIL E ÁFRICA

Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes 2011 Se é verdade que entre a África e o Brasil há mais semelhanças e aproximações do que pode sonhar a nossa vã geografia, é verdade também que ainda não voltamos os nossos olhares para perceber e assimilar as afinidades que temos com o continente africano.

A Exposição África: Olhares Curiosos do fotógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Pará Hilton Silva mostra exatamente isso, para ele “pouco conhecemos da África e dos africanos, assim como pouco sabemos sobre nossas histórias comuns e sobre os negros brasileiros. A compreensão da diversidade étnico-cultural mundial é fundamental para se arquitetar um novo projeto de educação, que possibilite a inserção social igualitária e contribua para destravar o potencial intelectual embotado pelo racismo prevalente na sociedade. Isso contribuirá para o desenvolvimento de um pensamento comprometido com o anti-racismo, que elimine a noção de inferioridade/superioridade de indivíduos ou grupos, levando à percepção integral do sujeito, apreciando e respeitando toda a variabilidade humana”.

AÇÃO EDUCATIVA O projeto desenvolve uma intensa ação educativa, só em Belém haverão quatro oficinas temáticas que atenderão 100 jovens das escolas públicas que terão a oportunidade de uma maior aproximação com a nossa matriz africana, desmistificando várias idéias preconceituosas que existem sobre a África e apresentando um continente com cultura e história riquíssima que se somam positivamente à cultura Brasileira. Veja as oficinas que serão ministradas:

- Jogos africanos- 25 vagas - alunos/as do ensino fundamental;
- Iniciação a capoeira- 25 vagas- alunos/as do ensino fundamental;
- Danças africanas- 25 vagas- alunos/as do ensino médio;
- Grafitagem- 25 vagas- alunos/as do ensino médio.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

A Exposição África: Olhares Curiosos tem sua versão virtual para acessar entre em: http://www.flickr.com/photos/africa...

SERVIÇO África: Olhares Curiosos 23 de agosto a 03 de setembro de 2011 Museu Histórico do Estado do Pará Endereço: Palácio Lauro Sodré / Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha. Belém. PA. 66020-240.

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin