Num clima de ´tensão descontraída´ aconteceu ontem (19.11), à noite, no Instituto de Artes do Pará-IAP, o lançamento do livro “ Cedenpa: Uma breve história dos 30” .

Foi um evento simples mas recheado de emoção, sobretudo, durante a exibição do ´anelzinho´ – encarte do livro; um DVD com fotografias que , de alguma forma, marcaram essa trajetória histórica do Cedenpa, mostradas tendo como fundo , músicas , também ligadas a essa trajetória .

Dentro do livro, o encarte ficou como uma espécie de ´jóia-emocional´ e do tipo : ´tome esse anelzinho e não diga nada a ninguém´ , sobretudo, à militância que nele pôde se enxergar.

Isso ficou evidente, principalmente, nas intervenções de Amilton Sá Barreto, Neide Baia e Elza Fátima Rodrigues.

As falas de Aldalice Oterloo (da direção nacional da Abong – Associação brasileira de ONGs), do Marco Apolo (presidente da SDDH-Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos) e Marilu Campelo (Grupo de Estudos Afro-Amazônicos/Universidade Federal do Pará) e da Antonia Lopes, que ressaltaram a importância do Cedenpa , para além de sua temática umbilical , foram alentadoras para militância.

Pela ´juventude´ falaram Joana Carmen e Guiné Ribeiro, que destacaram o ´ momento de transição ´ que o Cedenpa está vivenciando , inclusive em apoiar a juventude negra no processo de apropriação das novas tecnologias .

Nilma Bentes, que organizou o livro, fez questão de destacar a contribuição do Don Perna e Vanessa Silva (mais ligados à Rede Mocambos) e , ainda, de Guinê Ribeiro.

A Maria Isabel/Belinha, ainda à tarde, comandou a ´vaquinha` e acabou rolando um pequeno ´comes e bebes´.

A viabilização do livro recebeu apoio da CESE-Coordenadoria Ecumênica de Serviços. E de diversos colaboradores, destaco aqui Banto Palmarino que nos ajudou a distancia ( São Paulo) fazendo algumas ilustrações do livro e de Elivaldo Santos que ajudou na edição do ‘anelzinho’.

Pin It on Pinterest