Nesta quarta-feira, 18, em Brasília, foi realizada a solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções e Programa de Parceria: Cooperação Sul-Sul Conexão Brasil-África, firmado entre a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

“A partir de hoje, a sociedade civil brasileira estará mais próxima do continente que nos deu o sentido de brasilidade e de nação”, afirmou o presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araujo. Para ele, o Conexão Brasil-África será um importante instrumento para estreitar os laços culturais entre o Brasil e o continente africano.

O secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, disse que o Conexão Brasil-África passa a ser umdos programas prioritários do governo brasileiro. “Não tenho dúvidas de que será o programa da Fundação Palmares que mais investirá em cultura até 2014”, ressaltou.

Edital

O primeiro instrumento de implementação do programa é o Edital Conexão Brasil-África, que selecionará propostas de projetos de cooperação técnica internacional com países africanos, latinoamericanos e caribenhos, para início de execução no próximo ano.

O ministro Marco Farani, diretor da ABC/MRE, disse que o edital permitirá que o Brasil assuma o papel de sistematizar suas manifestações culturais. “As propostas nos ajudarão a fortalecer os valores culturais brasileiros e permitirão a sistematização da nossa própria cultura e a sua transformação em produto, seja ele de consumo ou não”, acentuou.

Para a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a parceria entre a ABC e a Fundação Palmares permitirá ao Brasil resgatar sua brasilidade. “O ser humano só se identifica como tal, quando se reconhece como ser cultural e esse programa de parceria permitirá ao Brasil uma nova descoberta cultural e um mergulho em sua africanidade”, avaliou.

A Palmares também lançou, durante o evento, um hotsite exclusivo do edital. As instituições e organizações brasileiras que desejarem participar do projeto poderão visualizar o conteudo juntamente com os formulários necessários para a inscrição, tirar dúvidas e enviar as propostas de projetos até o dia 30 de novembro de 2012.

Acesse aqui a página lançada no evento.

Fonte – FCP

Pin It on Pinterest