Carta de Pesar e Solidariedade

sexta-feira 23 de agosto de 2013

Membros do Projeto Ijé Ófè – Raça Livre reunidos em Belém, na CNBB entre os dias 21 e 23 de agosto. Vem manifestar pesar e solidariedade em virtude do assassinato da liderança Quilombola, Teodoro Lalor.

CARTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

Nós, da Coordenação Politica Pedagógica do Projeto Ijé Ófè – Raça Livre, e Jovens Lideranças Quilombolas dos estados do Amapá, Maranhão e Pará, estagiárias da UFPA do Projeto Ijé Ófè, reunidos na sede da CNBB, em Belém do Pará, no período de 21 a 23 de agosto de 2013, vimos manifestar nosso pesare nossa solidariedade em virtude do assassinato em Belém, da liderança Quilombola, Teodoro Lalor, da comunidade Gurupá, no município de Cachoeira do Arari (Marajó-PA) e membro da Coordenação Estadual das Associações de Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Pará - Malungu.

A Morte de Seu Lalor, é mais uma das tragédias anunciadas na Amazônia, em função da incompetência do Estado Brasileiro em assegurar os direitos territoriais daspopulações quilombolas e em garantir a proteção da vida de pessoas ameaçadas por suas lutas.

Seu Lalor é reconhecido por nós, por sua luta pela garantia dos direitos quilombolas, e principalmente por seu empenho no combate a violação de direitos sofridas pelas comunidades da Ilha do Marajó, que vivem em conflito com as fazendeiras e fazendeiros de gado e de cultivo de arroz no município.

Seu Lalor tombou nessa luta por direitos, mas sua morte não será em vão, pois em cada quilombo deste País, em cada periferia, em cada quebrada, onde houver um negro ouuma negra com seus direitos aviltados, continuaremos a luta que moveu este Marajoara que tanto fez por seus iguais.

Perdemos um companheiro, mas ganhamos um motivo a mais para lutar!

Teodoro Lalor. PRESENTE!!!

Belém, 22 de agosto de 2013

Assinam esta Nota

Fórum da Amazônia Oriental – FAOR:

ACONERUQ - MA

APA-TO -TO

CEDENPA – FAOR – PA

IMENA – AP

GRENI – CRB PA

UNIPOP -PA

Comunidade de Quilombola de Barro Vermelho – MA

Comunidade Quilombola de São José do Matapi – AP

Comunidade Quilombola de Santa Luzia – PA

Coordenadoria do Projeto de Extensão – Observatório Quilombola – UFPA/Proex

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin