A Superintendência do IPHAN no Pará vem mobilizando grupos e Mestres de Capoeira no sentido de estabelecer diretrizes para a elaboração do plano de salvaguarda da Capoeira no Pará.


Em 2008, o ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira foram registrados como bens culturais nacionais. A partir de então, uma série de ações de salvaguarda vem sendo realizadas no intuito de apoiar a continuidade da prática da capoeira de modo sustentável, buscando alternativas para a melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

A Superintendência do IPHAN no Pará vem mobilizando grupos e Mestres de Capoeira no sentido de estabelecer diretrizes para a elaboração do plano de salvaguarda da Capoeira no Pará, no intuito de garantir o estímulo à participação dos capoeiristas na gestão da proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural.

Nesse sentido, foi realizado em Novembro de 2013 o I Encontro para a Salvaguarda da Capoeira do Pará. Durante o encontro, alguns Mestres e representantes de grupos puderam debater acerca de temas relacionados à prática da Capoeira no Pará, sua valorização e divulgação. Uma das propostas sugeridas pelos próprios capoeiristas presentes no Encontro foi a criação de um Conselho de Mestres que possa orientar as ações de salvaguarda no Estado.

Sendo assim, no intuito de realizar um mapeamento preliminar do universo da capoeira no Pará, identificando os Mestres do Estado, a Superintendência do IPHAN no Pará propõe um Cadastro de Mestres de Capoeira do Pará (formulário abaixo). O banco de dados gerados a partir desse cadastro auxiliará os técnicos do IPHAN-PA no planejamento e execução das ações propostas. Uma delas será a realização de um encontro estadual de Mestres de Capoeira durante o qual será proposto e debatido um modelo de Conselho de Mestre que possa acompanhar a implementação da salvaguarda da capoeira no Pará.

Para maiores informações, procure a Superintendência do IPHAN no Pará:

Rua Gov. José Malcher, nº 563 (esquina com a Travessa Rui Barbosa)

Bairro Nazaré

Telefones: (91) 3224-1825 / 3224-0699

ou ainda através do email: salvaguardacapoeirapara@gmail.com

Para realizar o cadastro , clique no link abaixo:

FORMULÁRIO DE CADASTRO DOS MESTRES DE CAPOEIRA DO PARÁ

Fonte: Rede Casa do Patrimônio – Pará

Pin It on Pinterest