CEDENPA - Pixaim - Informes

quarta-feira 2 de dezembro de 2009

07/04/2010 - 16h23 Funeral de líder de direita atrai mídia e lota cidade sul-africana Do UOL Esporte Em São Paulo • A morte Terre’Blanche reavivou conflitos sul-africanos • GOVERNO DIZ QUE TENSÃO NÃO AFETARÁ A COPA • RESISTÊNCIA PEDE CRIAÇÃO DE ESTADO BRANCO • TOP 5: TENSÕES ANTES DE COPAS DO MUNDO A tensão racial exposta no último fim de semana, quando Eugene Terre’Blanche foi morto, supostamente por empregados negros de sua fazenda, chamou a atenção do resto do mundo para o país-sede da Copa. Segundo a imprensa africana, a procura da mídia estrangeira para a cobertura do funeral do líder de direita é tão grande que a cidade que abrigará o evento deve lotar. “Nós nunca vivemos algo assim, estamos recebendo pedidos de reserva de repórteres da França, da Espanha, da Alemanha. Eu já estou mandando os meus pedidos para outras casas de hospedagem da cidade”, disse o dono, não identificado, de um dos estabelecimentos da pequena Ventersdorp, que tem apenas dois mil habitante, à agência News 24. O alvoroço é motivado pelas implicações que o crime cometido pode ter na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, líderes do AWB (movimento de resistência ao fim do apartheid que era liderado por Terre’Blanche) falaram na criação de um Estado próprio. No começo da semana, logo após o incidente, o partido também havia feito um alerta às seleções que jogarão a competição em junho. Cientes dos riscos de conflito, as autoridades reforçaram a segurança para o funeral de Terre’Blanche, que acontecerá na próxima sexta-feira. “Ambulâncias adicionais, os bombeiros e mais unidades de polícia, sendo uma específica para o controle da ordem, estão sendo enviadas”, disse Adele Myburgh, porta-voz da polícia, ao jornal Times Live. A segurança reforçada, porém, não deve acabar com todos os problemas dos jornalistas em Ventersdorp. A falta de fluência no africâner, língua característica dos brancos sul-africanos e dominante na região, deve ser o maior empecilho, e por isso os hotéis locais recomendam tradutores para os estrangeiros.

* O Cedenpa foi convidado e vai participar da Feira do SEBRAE - Empreendedor. Será no Hangar , de 26 a 30 de maio. Nazaré Reis, Pereira, Aparecida, Brena e Bruno já foram contatados para organizar nossa participação. Durante a Feira haverá, com o apoio da Embrapa-CPATU, o lançamento da ´macacheira chip´, novidade em nossa cidade.

* O Cedenpa vai completar 30 anos em agosto deste ano (2010). Devido a uma certa crise dentro da crise, nossas ações estão um pouco lentas, mas há movimento dentro do lento movimento. Vamos lá afro-negra-moçada !!!

Aliás, desde janeiro o Cedenpa tem nova Coordenação: Coordenação Admnistrativa: Zélia Amador de Deus Coordenação Financeira : Edilamar dos Anjos Conceiç.ão Coordenação de Acompanhamento de Programas: Eneida D´Albuquerque Santos.

Conselho Fiscal: José Marivaldo da Conceição, Idália Teles do Nascimento e Teresa Coqueiro.

Axé a essa coordenação.

* A Vanessa Silva (da Rede Mocambos e do Cepepo) deu e está dando ´uma força´ para a atualização deste site. O Banto Palmarino (que ajustou o site) deve estar chegando ainda este mês (abril 2010) em Belém.

apoio Apoio da Fundação Ford

Créditos | Admin