A Conferência se propõe a analisar as políticas públicas desenvolvidas nos últimos dez anos no Pará, apresentando os avanços e os novos desafios na luta contra as desigualdades étnicas e raciais.


A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), promove nesta quarta (28) e quinta-feira (29), no Parque dos Igarapés, em Belém, a III Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial. O evento, que ocorre a cada quatro anos, tem como objetivo avaliar as políticas públicas existentes e o que já foi executado, no país, desde o advento da Lei nº 10.639/ 2003, criada para implantar o ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições públicas e privadas.

A lei pretende acabar com a desigualdade e violência, especialmente contra a juventude negra, fazendo com que a sociedade brasileira se conscientize de sua realidade histórica. A conferência estadual ocorre depois das regionais e municipais, que tiveram como tema “Democracia e desenvolvimento por um Pará sem racismo”. O evento desta semana pretende focar no tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo”, entre outros debates.

A abertura será feita com um ritual capitaneado pela comunidade tradicional de matriz africana, que reverenciará as matas do Parque dos Igarapés. O evento terá ainda a presença da coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Byany Sanches, e de representantes de entidades que defendem os direitos dos povos tradicionais, como o movimento negro e a comunidade tradicional de matriz africana, quilombolas, indígenas, juventude negra e cigana.

Fonte: Agência Pará

Pin It on Pinterest